Home » CREDITAG

CREDITAG

O Sistema CREDITAG – Cooperativas de Crédito Rural dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar trata-se de um novo sistema de cooperativas de crédito rural de âmbito nacional. Este sistema nasce com uma grande rede de apoio no país.

São entidades parceiras deste sistema a CONTAG – Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura, as FETAGs – Federações dos Trabalhadores na Agricultura e os STTRs – Sindicatos dos Trabalhadores e  Trabalhadoras Rurais. São as principais organizações de trabalhadores e trabalhadoras  rurais responsáveis pela sua criação. Além destas instituições do MSTTR, órgão públicos e muitas organizações apoiam esta iniciativa, como  o MDA – Ministério de Desenvolvimento Agrário, Prefeituras e Câmaras de Vereadores nos diversos Municípios  de atuação das cooperativas, Associações e Cooperativas de Produção da agricultura familiar e outras entidades vinculadas ao setor.

O Sistema CREDITAG tem sua origem na  proposta de organização da produção, concebida e articulada no PADRSS – Projeto Alternativo  de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, que visa o fomento, a organização de cooperativas de produção e comercialização, cooperativas de prestação  de serviços em assistência técnica, cooperativas de crédito da agricultura familiar  e outras iniciativas.

O sistema CREDITAG, dentro da proposta de organização da produção é um dos pilares do fortalecimento da agricultura familiar no que diz respeito a financiamento da produção e comercialização. Pois o sistema objetiva desburocratizar e facilitar o acesso ao crédito e estimular a poupança por  parte dos trabalhadores e trabalhadoras rurais.