Home » Destaques » Fetaesp participa do Mais Leite, Mais Renda
Fetaesp, entidades e instituições se reúnem para formar Grupo Gestor do Plano (Foto: divulgação)

Fetaesp participa do Mais Leite, Mais Renda

Plano estadual promove benefícios ao setor produtivo

A Fetaesp (Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado de São Paulo), na figura de seu engenheiro agrônomo, Daniel Giampaulo, esteve presente no dia 19 de julho, em São Paulo, na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), em reunião com demais entidades, instituições e grupos da cadeia produtiva agrícola do estado, para a formação do Grupo Gestor estadual do plano Mais Leite, Mais Renda.

O objetivo do encontro foi à apresentação e o debate do Plano estadual, bem como a formalização do regimento interno e das atividades a serem implementadas para o período de 2017-2018. A ação governamental visa o desenvolvimento da bovinocultura leiteira paulista através de práticas de monitoramento, avaliação e integração de atuações, tanto do poder público, como privado, além da inclusão das politicas públicas do setor, afim da ampliação da produção estadual de leite.

Segundo informações divulgadas sobre o Plano, as estratégias para o leite focam em gestão da propriedade, nutrição do rebanho, pastagem (formação, reforma, manejo, adubação, irrigação e recuperação de pastagens degradadas), suplementação alimentar, produção de alimentos volumosos para seca. Boas Práticas sanitárias e de reprodução (incluindo manejo sanitário de bezerras, de novilhas, vacas e reprodutores, manejo reprodutivo, inseminação artificial e outras técnicas, manejo de ordenha, prevenção, controle e tratamento de mastite e controle de zoonoses), conforto e, bem-estar animal, melhoramento genético do rebanho, destinação adequada dos resíduos e finalmente, agregação de valor, qualidade do leite e produção de alimento seguro.

Para Giampaulo, “o desafio que temos agora é colocar em prática as ações propostas”. Ressaltando que as estratégias traçadas pelo grupo buscam realizar um diagnóstico do que falta para São Paulo agregar valor na cadeia do leite.

Arnaldo Jardim, secretário estadual de agricultura destaca que “o sucesso deste Plano depende primordialmente do real envolvimento de todos os integrantes dessa importantíssima cadeia produtiva. Para tanto, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, em parceria com outras secretarias estaduais, com órgãos do governo federal, com entidades setoriais, instituições de ensino, pesquisa e fomento, com produtores rurais, laticínios e fornecedores de insumos, fará todo o esforço para concretizar as metas aqui apresentadas e constituir uma governança do projeto para que em parceria com todos esses segmentos, possamos ir aperfeiçoando o proposto, corrigindo eventuais incorreções e fortalecendo as Boas Práticas, de forma a aumentar a qualidade, a produtividade e a rentabilidade do leite produzido em terras paulistas”.

O lançamento oficial do Plano Mais Leite, Mais Renda será realizado no dia 28 de julho, dia do produtor rural, na cidade de Dracena, interior de São Paulo, durante o evento “Encontro de Produtores Rurais”, produzido pela SAA e a Fetaesp.

Mais informações sobre o evento pode ser obtidas aqui.

Escrever uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*