Home » Notícias » Seminário Regional de Agricultura Familiar acontece em BH
O presidente da Fetaesp, Issac Leite e representantes de sindicatos de SP participam da iniciativa (Foto: Contag)

Seminário Regional de Agricultura Familiar acontece em BH

Contag, federações e sindicatos aprofundam debate sobre o conceito

O primeiro Seminário de Agricultura Familiar, da região sudeste, acontece de hoje, 18, até dia 20 de julho, na capital mineira de Belo Horizonte, com o principal objetivo de aprofundar a discussão sobre o conceito da agricultura familiar que o Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) irá representar daqui por diante, em um contexto de mudanças demográficas, sociais políticas e econômicas no campo, floresta e águas do Brasil.

Participam do evento, toda a diretoria da Contag, representantes das federações dos quatro estados da região e também de sindicatos e polos de cada estado, garantindo que a base do MSTTR contribua para o debate sobre os critérios para a definição da agricultura familiar. As delegações foram formadas respeitando a paridade e cumprindo a cota de 20% de jovens, garantindo a diversidade e a pluralidade de pontos de vistas de gênero e geração.

Após os debates, as definições regionais serão discutidas no Seminário Nacional, previsto para acontecer em setembro, onde o conceito será então definido para orientar a prática e a ação político-sindical. Os seminários regionais são o cumprimento de uma das deliberações do 12º Congresso Nacional dos Trabalhadores rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (12º CNTTR).

O Seminário conta com convidados especialistas de várias áreas, como pesquisadores e acadêmicos, profissionais de assistência técnica e extensão rural, para contribuir com a discussão sobre os atuais cenários da agricultura familiar, as perspectivas e os desafios. Ainda na pauta serão discutidas questões sobre quem são os sujeitos do campo e qual o papel da agricultura familiar no desenvolvimento rural de nosso país, sempre considerando a realidade de cada região.

*Com informações da Contag

Escrever uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*