Home » Destaques » Fetaesp realiza Encontro de Jovens Rurais
Jovens de todo o estado reunidos para debater (Foto: Gleice Bernardini/Fetaesp)

Fetaesp realiza Encontro de Jovens Rurais

A importância da juventude para o movimento sindical e sucessão rural foi o tema de debate

De 05 e 07 de julho, em Bauru, interior de São Paulo, a Fetaesp (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo) com o apoio e participação de dirigentes da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares) realizou o Encontro Estadual de Formação de Jovens Rurais.

Contando com a participação de um grupo de quase 50 jovens de vários municípios do estado de São Paulo, a entidade, na figura da coordenadora de jovens, Carolina Barboza, se reuniu a secretária de jovens da Contag, Mônica Bufon Augusto, e sua assessora, Léia Oliveira, realizando debates e esclarecendo à juventude sobre o atual cenário político e econômico, sobre os impactos das reformas em suas vidas e sobre a qualidade da educação do campo e para o campo. Outro ponto de discussão foi o fortalecimento do diálogo com a juventude sobre o seu papel dentro do movimento sindical, no acesso às políticas públicas e a sua importância para a sucessão rural.

Barboza, que estava com grandes expectativas quanto ao encontro, ressalta que o resultado do trabalho em conjunto é de extrema importância. “Esse é o meu primeiro evento com a juventude rural do estado e está sendo muito importante para mim e para os jovens. Um dos pontos principais é o diálogo com os jovens, para que se conscientizem e trabalhem junto comigo, ajudando na divulgação do nosso trabalho e de auxiliando a lutar pela permanência dos jovens na agricultura familiar”, destaca.

O encontro também foi bem avaliado por Augusto. “O evento está sendo espetacular, os jovens do estado de São Paulo têm grande potencial e estão adorando o encontro porque é algo novo para eles. Trouxemos conteúdos e esclarecimentos sobre o que é o movimento sindical, trazendo a importância deles estarem nesses espaços e falando também da importância de implementar a cota de, no mínimo, 20% de jovens dentro das instâncias do MSTTR, inclusive nos sindicatos, aonde podem buscar as políticas públicas e ajudar neste debate”, ressalta a dirigente.

E não são somente as dirigentes que estão gostando do encontro, mas a juventude também. O casal de jovens, Matheus Roberto de Oliveira e Sabrina Burgos Anacleto, ambos com 19 anos, do município de Itatinga, disse que voltarão para casa com novos saberes. “O evento está sendo muito importante para nós, conhecendo várias experiências e obtendo novos conhecimentos”, diz o jovem. A namorada Sabrina completa: “O encontro nos ensinou que os Sindicatos, as Federações e a Contag podem nos ajudar, nos mostrar os caminhos corretos, também no âmbito político”.

Os participantes, além de aprender e debates sobre diversos temas, também apresentaram suas experiências e trocaram informações. Uma das experiências apresentadas foi a de uma comunidade quilombola da agricultura familiar, além do casal Matheus e Sabrina que saíram da cidade para se dedicarem a agroecologia.

Augusto descreve ainda que esse encontro em São Paulo mostra que a juventude rural está avançando na sua organização e no seu protagonismo no movimento sindical. “A juventude rural brasileira sempre foi e continua protagonista na luta e nas principais conquistas do movimento sindical. Vamos continuar avançando, contribuindo na criação das Comissões Estaduais de Jovens, na implementação da cota e estaremos presentes em todos os processos em que a Secretaria Nacional de Jovens for convocada”, afirma.

Veja as fotos do Encontro Estadual de Jovens Rurais aqui – https://www.facebook.com/pg/fetaesp/photos/?tab=album&album_id=1387055521377940 

Escrever uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*