Home » Notícias » Ação cooperativista orienta produtores rurais na AGRIFAM

Ação cooperativista orienta produtores rurais na AGRIFAM

Estande da Ocesp e Sescoop/SP terá consultoria e palestras sobre cooperativismo e programas dos governos federal e estadual de apoio à agricultura familiar
vista-aerea-agrifam
Dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) mostram que a agricultura familiar geramais de 80% da ocupação do setor rural e responde no Brasil por 7em cada 10 empregos no campo e por cerca de 40% da produção agrícola.
Na agricultura familiar, o produtor é proprietário de uma área não superior a quatro módulos fiscais e a mão-de-obra predominante é a própria família.
Os governos federal e estadual disponibilizam atualmente uma série de programas de crédito e de aquisição de alimentos para incentivar os pequenos agricultores, que muitas vezes não aproveitam esses benefícios por desconhecimento ou dificuldades de acesso.
Por isso, entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, na 12ª Agrifam (Feira da Agricultura Familiar), em Lençóis Paulista (região de Bauru), consultores do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SP) irão orientar e mostrar as vantagens do cooperativismo na agricultura familiar, além de tirar dúvidas sobre os programas governamentais.
O Estado de São Paulo possui 1.105 cooperativas e mais de 4 milhões de cooperados. O setor agropecuário tem 136 cooperativas destas 30 (22%) são familiares, com 3.000 cooperados, que produzem principalmente hortifrutigranjeiros.
A Agrifam, realizada pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo (Fetaesp), com o apoio da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp) e do Sescoop/SP, é a maior feira de agricultura familiar do Brasil.
De acordo com o presidente da Ocesp e do Sescoop/SP, Edivaldo Del Grande, por possuir um corpo técnico qualificado, o sistema cooperativista é uma ferramenta à disposição dos empreendimentos familiares para alavancar os negócios.
“Vamos levar o nosso conhecimento e apresentar ao agricultor, que atua de forma individual ou em cooperativa, que o pequeno empreendimento coletivo pode crescer desde que se prepare e aproveite as oportunidades”, reforça Del Grande, que participará da abertura do evento.
Programas
Os consultores do Sescoop/SP estarão à disposição do público para orientar sobre a constituição e o funcionamento das cooperativas. Em relação aos programas do governo federal e estadual,haverá informações sobre as linhas de crédito –a juros mais baixos- disponíveis para pequenos agricultores e cooperativas, como Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e o FEAP (Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista.
Outra alternativa de trabalho e renda para a agricultura familiar é o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). O programa beneficia alunos das escolas das redes públicas de educação básica que consomem alimentos provenientes da agricultura familiar.
“Queremos divulgar na Agrifam que o cooperativismo pode ajudar a agricultura familiar a se desenvolver de forma sustentável e, ao mesmo tempo, dar dicas para quem participa do sistema e precisa melhorar o seu negócio”, reforça o gerente de Monitoramento do Sescoop/SP, Luis Antonio Schmidt.
Além do atendimento no estande, o consultor Vlademir Oliveira fará no dia 1º de agosto (sábado), às 10h30, no espaço Fetaesp, uma palestra sobre o POC (Programa de Orientação Cooperativista),dirigido a grupos interessados em desenvolver alguma atividade dentro do universo cooperativo.
O POC iniciou as atividades em 2013 e realizou até o primeiro semestre deste ano 96 ações, beneficiando mais de 1.000 pessoas. Entre as atividades que o programa desenvolve estão: diagnóstico do grupo, sistema cooperativista, viabilidade econômica e social e oficinas de plano de negócios.

Escrever uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*