Home » Notícias » Vice-presidente da Fetaesp participou de assembleia da Contag com Dilma nesta quarta

Vice-presidente da Fetaesp participou de assembleia da Contag com Dilma nesta quarta

O vice-presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado de São Paulo (Fetaesp), Elias David de Souza, representou a federação paulista na audiência entre a Presidente da República, Dilma Rousseff, e a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), realizada nesta quarta-feira em Brasília. Na ocasião, os representantes dos agricultores entregaram para a Presidenta a pauta do 21º Grito da Terra Brasil (GTB).

Foto_ContagElias observa que o Presidente da Contag, Alberto Broch, destacou alguns pontos da pauta, que dizem respeito à reforma agrária, às necessidades de mais tecnologias para a agricultura familiar e de assistência técnica para os produtores rurais; as questões da habitação rural, da educação no campo. Os representantes dos agricultores pediram ainda que o Governo Federal destine R$ 30 bilhões para a Agricultura Familiar no Plano Safra 2015 / 2016. No plano do ano anterior, o repasse foi de R$ 24,1 bilhões.

O Ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, informou que os pedidos serão analisados junto à equipe econômica do Governo. Dilma Rousseff aproveitou para anunciar que o trabalhador rural vai enfrentar menos burocracia na hora de pedir aposentadoria, passando pelo mesmo processo que o trabalhador urbano. A Presidenta também prometeu trabalhar para que o Pronatec Campo tenha a mesma qualidade que o programa voltado para a cidade.

Para o vice-presidente da Fetaesp, a expectativa está na semana de negociação do GTB. “A audiência desta semana se concentrou na entrega da pauta. As decisões que afetam a agricultura familiar devem mesmo ser anunciadas com as reuniões de maio”, destaca Elias. O Grito da Terra Brasil deste ano traz como tema o “Desenvolvimento Rural Sustentável com garantia de Direitos e Soberania Alimentar”. As negociações entre as caravanas de agricultores que vão até Brasília e o Governo Federal devem ocorrer entre os dias 18 e 22 de maio.

  comunicacao@fetaesp.org.br

Departamento de Comunicação Fetaesp – (14) 2106-2800

Foto: Divulgação/Contag

Escrever uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*