Home » Notícias » Fetaesp e Contag promovem oficina sobre combate à violência contra as mulheres

Fetaesp e Contag promovem oficina sobre combate à violência contra as mulheres

Evento sobre o enfrentamento à Violência contra as mulheres do Campo, da Floresta e das Águas ocorreu nos dias 10, 11 e 12 de março

Com o objetivo de fortalecer ações estratégicas para a criação e efetivação do Fórum Estadual de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Campo, da Floresta e das Águas, foi realizada em Bauru a oficina de capacitação de mulheres que vivem na zona rural do estado de São Paulo.

oficina_de_mulheres_obeid_plaza_maro_2015Aproximadamente 30 mulheres participaram da oficina, que aconteceu no Obeid Plaza Hotel, nos dias 10, 11 e 12 de março. O evento contou com a participação de Sonilda Pereira, assessora de mulheres da Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). Houve uma palestra de Elaine Polidoro, assistente social da Secretaria do Bem estar Social de Bauru e coordenadora do Centro de Referência da Mulher.

Após o evento, foi elaborado um documento a ser enviado para o governador Geraldo Alckmin com as demandas do grupo. “Queremos solicitar que essas Unidades Móveis cumpram de fato o seu papel e atendam as mulheres que trabalham na agricultura e sofrem algum tipo de violência”, explicou Valdirene Gomes da Silva, coordenadora de mulheres da Fetaesp.

Durante os três dias, diversos dados foram apresentados, entre eles o fato de que 15 mulheres morrem por dia no Brasil vítimadas pela violência familiar. Por ano, esse número supera cinco mil mulheres. Além disso, o Brasil é o sétimo país em violência contra mulheres.

O evento trouxe informações que muitas agricultoras desconheciam, como ficou claro nos comentários durante as palestras. Foi lembrado que a violência vai além do aspecto físico. Uma agressão psicológica, como um xingamento, também é qualificado como violência, explicou Sonilda Pereira.

O estado de São Paulo recebeu duas unidades móveis e 450 mil reais para sua manutenção, mas elas ainda não estão funcionando.  As unidades móveis são ônibus adaptados com salas de atendimento e profissionais capacitados para atender e informar as mulheres vítimas de violência sobre seus direitos.

comunicacao@fetaesp.org.br

Departamento de Comunicação Fetaesp – (14) 2106-2800

Foto: Arquivo Fetaesp

Escrever uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*